12/03/2019

Luz terá noite de lançamento do livro: “Quem é esse Jesus”

Na próxima sexta-feira, 15 de março, às 19h30, no Salão Diocesano, em Luz, haverá a noite de lançamento do livro: “Quem é esse Jesus”, dos autores os padres Almerindo da Silveira Barbosa e Douglas Rodrigues Xavier.

Além do bate papo e autógrafo com os autores haverá uma palestra sobre: Iniciação a Vida Cristã, ministrada pelo padre Almerindo que falará aos presentes, em especial aos catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

O livro também já foi lançado na cidade de Lagoa da Prata para os catequistas da Forania de Lagoa da Prata.

Livro: Quem é esse Jesus.

Sempre falei aos catequistas de nossa diocese que para conhecermos Deus, precisamos fazer a experiência de Jesus de Nazaré. Ele é o Verbo Encarnado. Diante disso eu havia escrito um texto com o título “Jesus Catequista”, que passei ao Pe. Douglas, para que ele pudesse corrigir e adequar a uma linguagem mais formal. Assim nasceu um texto maior e mais completo, que é o livro – Quem é esse Jesus – e foi assim que nasceu a parceria.

O livro está dividido em três capítulos, onde no primeiro apresenta Jesus. Quem Ele é, de onde Ele veio, quais são suas raízes. O segundo capítulo fala da pedagogia de Jesus. Jesus se aproxima das pessoas, através do encontro, da escuta, do diálogo, dando atenção às pessoas. O terceiro capítulo é um convite ao seguimento. Conheceu Jesus e seu jeito de ser, agora o discípulo é chamado a anunciar e testemunhar. Ao final de cada capítulo é proposto um encontro celebrativo e orante para ajudar na compreensão do que foi meditado

.
O tema e o conteúdo do livro se deram por causa da centralidade de nossa fé, que é Jesus Cristo e por causa do pedido da Igreja para evangelizar nos tempos atuais, pedindo-nos que usemos da iniciação à vida cristã como uma verdadeira dinâmica de evangelização, para tornar a ação pastoral da Igreja, uma ação que suscite novos discípulos, através do encantamento por Jesus Cristo e sua proposta. Não se pode dizer que é cristão verdadeiro e autêntico sem o seguimento. Para isso não basta conhecer Jesus, é preciso ter a experiência do encontro com Ele.

Então, foi pensando na centralidade da pessoa e mensagem de Jesus Cristo e nos clamores da Igreja nos tempos atuais, em que nos chama a fazer da Igreja a Casa de Iniciação à vida cristã é que surgiu a ideia desse tema. Para fazermos a experiência da fé de forma verdadeira e sermos discípulos missionários autênticos, precisamos fazer a experiência do encontro com Jesus Cristo, deixar-se encantar por Ele, para que a nossa vida seja transformada.

Que ao fazermos o itinerário proposto, possamos refazer nossa profissão de fé naquele que é a pura Beleza: Jesus Cristo. Que possamos transformar nossa fé e resignificar a vida, a partir da leitura desse livro, fazendo um encontro pessoal e transformador com o Senhor.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Desenvolvido por: logo celula