Dom Vicente Joaquim Zico

Ordenação Episcopal: 06/01/1981

Nomeado Arcebispo: 05/12/1980

Lema: Com Maria, Mãe de Jesus

Morte: 04/05/2015 (88 anos em Belém do Pará)

Estudos

Fez seus estudos fundamentais em Luz  e  Dores do Indaiá, no período de 1934  1937. Seguiu estudos na Escola Apostólica do Caraça, Minas Gerais, no período de 1938  a  1942.

Ingressou na Congregação da Missão  no  dia 4 de fevereirode 1943, onde professou no dia 19 de marçode 1945.

Estudou Filosofia  Teologia  em  Petrópolis, no Seminário São Vicente de Paulo, no período de 1945  a  1950. Realizou estudos de pós-graduação em pastoral catequética, em Paris,França, no período de 1967  1969.

Presbiterado

Foi ordenado sacerdote no dia 22 de outubro de 1950, aos 23 anos de idade, pelas mãos de Dom Jorge Marcos de Oliveira (19151989).

Foi professor, diretor espiritual e reitor no Seminário da Prainha  em Fortaleza(1952-1963); diretor espiritual da Associação dos Filhos de Maria de Fortaleza, atualmente a Juventude Mariana Vicentina de Fortaleza (1957-1963); (reitor do Seminário São Vicente de Paulo, PetrópolisRio de Janeiro (1963-1966); conselheiro provincial da Província Lazarista do Rio de Janeiro; conselheiro geral da Congregação da Missão, na Cúria Generalícia em RomaItália.

Episcopado

Arcebispo coadjutor de Belém do Pará.

5 de dezembrode 1980, Vicente Zico foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Coadjutor  de  Belém, com direito à sucessão.

Foi ordenado bispo  no dia 6 de janeiro  de 1981, aos 53 anos de idade, pelas mãos do Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, em RomaItália. Foram concelebrantes de sua ordenação episcopal o Cardeal Giovanni Canestri e seu irmão Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, CM.

Exerceu a função de Arcebispo Coadjutor de Belém no período de 1981  1990.

Foi assessor para a CNBB  e Santa Sé, da Associação da Juventude Mariana Vicentina do Brasil de 1981  a  1990.

Arcebispo de Belém do Pará

No dia 4 de julho de 1990 foi nomeado pelo Papa João Paulo II  Arcebispo de Belém do Pará, sucedendo a Dom Alberto Ramos  65que renunciara ao completar 75 anos.

Foi membro da Comissão Episcopal Pastoral-Dimensão Missionária da CNBB, de 19871994visitador apostólico  dos  seminários do Nordeste; vice-presidente e presidente da CNBB Norte 2; conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina(Roma). Apresentou sua renúncia à Arquidiocese, conforme a norma canônica, aos 75 anos, em 2002 que só foi aceita pelo Papa em 2004.

Como arcebispo emérito  de  Belém do Pará, fixou residência na cidade, onde faleceu no dia 4 de maiode 2015.

Sucessão

Dom Vicente Joaquim Zico foi o 8º Arcebispo de Belém do Pará, sucedeu a Dom Alberto Gaudêncio Ramos (1915 – 1991) e teve como sucessor Dom Orani João Tempesta,O.Cist.(1950– ).

Brasão de Armas Episcopais

Conforme a descrição oficial disponível no portal da Arquidiocese de Belém, o brasão de Sua Excelência é assim definido:

Descrição

No campo tripartido, a estrela ilumina os dois flancos que contêm o pão da palavra e o da Eucaristia  banhados pelas águas do Rio Mar.

Motto

‘’Cum Maria Mater Iesu’’ (Com Maria, mãe de Jesus).

Comentário

Brilha no céu a estrela da evangelização para realizar em Belém, "Casa do Pão" o próprio Cristo, lux mundi e "o Caminho, a Verdade e a Vida". O Pão da Palavra – Palavra de Deus – está simbolizado no livro aberto destacando "o Alpha e o Omega", Princípio e Fim (Apoc. 22,13 ). O Pão Eucarístico, fonte e ápice da liturgia (S.C. 536,537) prefigura-se no cálice e no pão, como síntese da Missão Apostólica. O ministério do Arcebispo é exercido sob a proteção materna de Maria Mãe de Jesus. O lema "Cum Maria Matre Iesu" (At.1,14 ) se reporta aos Apóstolos que "voltaram a Jerusalém a espera do Espírito Santo, perseverando na Oração" com Maria Mãe de Jesus.

A escolha do lema quer ser homenagem à excelsa Padroeira dos Paraenses, a Virgem de Nazaré, e também testemunho filial a João Paulo II, o Papa que o chamou ao episcopado, e o ordenou Bispo, tendo como lema Pontifício "Totus Tuus".

Ordenações episcopais Dom Vicente foi o principal sagrante dos seguintes bispos:

Dom Pedro José Conti

Dom Carlos Verzeletti

Foi concelebrante da sagração episcopal de:

Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR

Dom José Carlos Melo, CM

Dom José Carlos Chacorowski, CM

Dom Fernando Barbosa dos Santos, CM

Falecimento

Dom Vicente Joaquim Zico, faleceu no dia 4 de maiode 2015, às 16:10, na residência arquiepiscopal, em Belém do Pará, depois de alguns dias de enfermidade. Foi sepultado na Catedral Metropolitana de Belém no dia 6 de maio.

Desenvolvido por: logo celula