28/05/2018

Curtir a esperança, compartilhar a fé e seguir a Jesus: São Luís Gongaza e os jovens de fé

“Curtir”, “compartilhar”, “seguir”, “retweetar”, são verbos presentes e correntes no vocabulário dos jovens. Por meio das redes sociais é comum difundir uma ideia, curtir uma mensagem, compartilhar um conteúdo e seguir as postagens das pessoas de seu interesse. Em alguns aplicativos é possível seguir por fotos ou mensagens digitadas e até pequenos vídeos. Nunca foi tão fácil difundir uma ideia e se apresentar ao público fazendo-se conhecido. Mas, afinal, o que você meu caro leitor, especialmente os jovens, tem curtido, compartilhado e seguido?

Dia 21 de junho a Igreja celebra a memória do jovem São Luís Gonzaga. Este jovem santo, falecido aos 23 anos, é o padroeiro da juventude e dos estudantes e, de modo muito particular, o protetor dos seminaristas. Luís Gonzaga era de família nobre italiana, estava na linha sucessória para herdar um grande feudo. No entanto, renunciando a todos os bens que esse mundo é capaz de oferecer, ingressou na Ordem Jesuíta, contra a vontade de sua família, e seguiu para Roma com o desejo de ser sacerdote. Não foi ordenado, pois, acometido de doença grave para a época, morreu em Roma enquanto seminarista.

São Luís foi jovem de fé, fervoroso e guardião dos bons valores. Mesmo sem jamais imaginar os recursos tecnológicos que hoje temos a oportunidade de experimentar, ele foi um grande propagador da fé em Jesus e do amor à Igreja curtindo, compartilhando e seguindo:
“Curtir” a esperança: Luís Gonzaga era jovem de fibra. Sabia o que queria e correu atrás de seus objetivos sem pestanejar. Não fez corpo mole, não se vitimou diante dos “nãos” da vida e das circunstâncias, não voltou atrás! Nesses tempos em que arrefecemos tão facilmente, nos sentimos cansados, desanimados diante de qualquer desafio, temos certa preguiça de encarar a vida e lutar pelos nossos sonhos. São Luís nos ensina a “curtir” a esperança e sem medo assumir as rédeas de nossa existência e lutar por nossos objetivos sem desanimar jamais.

“Compartilhar” a fé: embora vivendo tão poucos anos nessa terra, se há uma coisa que São Luís, tão jovem, soube fazer foi difundir a fé. Sim, seu amor por Cristo foi tamanho que ele não se calou. Deixando de lado as coisas materiais, encontrou em Jesus a força e o amor para dar sustento a sua escolha e viveu para anunciar o Cristo que um dia ele encontrou. E você, o que tens compartilhado? Gastamos muito tempo compartilhando coisas ruins: fofocas, fake news, ódio, etc. ou, no mínimo, somos passivos e inertes diante de tais publicações. Jovem, compartilhe a fé, os valores, a esperança, assim como Luís Gonzaga.

“Seguir” Jesus: quem você segue? Em suas redes sociais quem se destaca entre os que você escolheu seguir? Seguimos certas pessoas, artistas, alguns pensadores, talvez certas ideologias e outras coisas dessa natureza. Seguimos sem saber aonde estamos sendo levados, sem conhecer bem quem nos dirige, seguimos como animais sem razão, sem discernimento, sem saber onde seremos levados. Seguir é algo sério, requer compromisso, vida, esforço. Ao invés de seguir certos ídolos, sigamos Jesus. São Luís levou tão a sério seu seguimento a Jesus que diante de qualquer situação da vida, quando tinha que tomar qualquer decisão, sempre se colocava essa pergunta: “de que serve isso para a eternidade?”. Seguir e saber a quem se está seguindo. Seguir Jesus! Mesmo sem rede social, foi isso que Luís Gonzaga fez e quer ser hoje nosso exemplo.

Enfim, “curtir”, “compartilhar” e “seguir” conselhos de um jovem santo para os jovens de hoje, ele que jamais imaginou o que esses vocábulos significariam atualmente. Lembre-se jovem das palavras de São João em sua primeira carta: “Eu vos escrevi jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós e sóis vencedores do maligno” (1 Jo 2, 14).

Rendo ainda a minha sincera homenagem a todos os meus queridos irmãos seminaristas. Desejo que neste mês de maio a Santíssima Virgem Maria, mãe e rainha das vocações, os protejam e que São Luís Gonzaga seja sempre um bom exemplo de amor e serviço por causa de Cristo e por amor à Igreja. Contem comigo sempre!

Reze por mim!
Pe. Douglas Rodrigues Xavier