SSVP: Ecafo e CJ promovem encontro no Central de Luz

Início » SSVP: Ecafo e CJ promovem encontro no Central de Luz

No domingo, 04 de setembro, foi realizado na cidade de Luz, o encontro de Formação da Escola de Capacitação da Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) na área do Conselho Central de Luz, com o tema “Formação Básica”. O evento foi elaborado em parceria da coordenação da Ecafo do CM de Formiga, do Central de Luz e Comissões de Jovens do CM e do CC.

Estiveram presentes vicentinos de todas as idades. A primeira palestra do dia foi sobre a vida de São Vicente de Paulo, ministrada pelo padre Marcelo Albino que, com sabedoria, destacou partes importantes da vida do santo. Em seguida, foi realizada a apresentação de uma relíquia de São Vicente de Paulo, pelo confrade Antônio Maciel; e todos tiveram a oportunidade de venerar e agradecer pela presença do padroeiro do movimento vicentino. Logo após, coordenador da Ecafo, o confrade Arnaldo Lobato, do CC de Lagoa da Prata, falou sobre a vida e obra de Frederico Ozanam.

A celebração da Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom José Aristeu, e concelebrada por padre Marcelo Albino. Em sua homilia, Dom Aristeu enfatizou a importância da formação para melhor seguir o Evangelho. Ressaltou também a humildade e o respeito, como virtudes essenciais no relacionamento humano. Epara finalizar disse ainda aos presentes que não se deve desistir de lutar pela justiça e de buscar a Deus nos pobres. Vocês têm a responsabilidade de melhorar as condições daqueles que não têm voz e nem vez.

Durante a Missa, houve também a presença Banda Ozanam.

Após o almoço, os encontristas puderam refletir sobre a organização da SSVP, O que é e como funciona uma conferência e a visita.

Por meio de uma dinâmica idealizada pelo coordenador da Ecafo do CM, confrade Sebastião Camilo, todos puderam compreender e sentir a importância da união fraternal que deve prevalecer entre os diversos escalões da SSVP. Conselhos e Conferências devem se dar as mãos para que o objetivo maior seja alcançado. Já o segundo coordenador da Ecafo do Conselho Metropolitano, o confrade Waldevino Araújo,dissertou sobre o tema das Conferências Vicentinas.

Tendo como motivação uma encenação preparada pela CJ de Luz e pelo coordenador da CJ do CM, confrade Herbert Santos, foi refletido o tema da Visita ao Pobre. Não basta apenas saciar a fome, mas é preciso atacar as causas da pobreza.

O último tema a ser apresentado foi: Como Tornar-se um Vicentino e o Papel do Vicentino no Mundo Atual, conduzido pelo confrade Manoel Dias, de Luz-MG. De forma sincera, alertou-nos para a dimensão do “ser vicentino” e da importância de nossa atuação na sociedade como forma de promover a justiça social.

O Encontro foi encerrado pelo confrade Manoel Mesquita, com a Renovação do Compromisso Vicentino e as orações do regulamento.

Confrade Sebastião Camilo

Coordenador da Ecafo do CM Formiga